quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O que nos motiva


A palavra motivação é sempre alvo de bastante discussão no ambiente corporativo. Muitos acreditam que podem motivar outras pessoas, em contra partida existem aqueles que defendem que motivação depende dos sentimentos internos, dos motivos internos que levam a ação.
Recentemente lí em um blog na internet um texto que, nessa mesma linha de raciocínio, defende que a motivação intrínseca está atrelada a três comportamentos:

Autonomia: Necessidade de se autodirigir, de dar direcionamento ao seu próprio caminho, de poder tomar decisões e ter liberdade para trabalhar

Excelência: Necessidade de fazer algo melhor, vontade de se superar, de sentir que está se mantendo no estado da arte.

Propósito: Necessidade de fazer parte de algo maior, ou seja encontrar sentido no trabalho que faz.

Isso está muito evidente nos jovens da Geração “ Y “ (Nascidos à partir dos anos 80), que deixam bem claro que se não conseguirem encontrar disponibilidade no ambiente de trabalho para explorar estes três comportamentos não se sentirão motivados e procurarão outro trabalho.

Se você é daquelas pessoas que acreditam que apenas dinheiro pode motivar um profissional, estão bem enganados, hoje em dia outros aspectos são bem mais valorizados.

Por outro lado, se você se sente desmotivado, questione se o que está te levando a se sentir assim, não é porque autonomia, excelência e propósito não podem ser cultivados no seu atual emprego, caso seja isso, busque seu caminho em outro local, só assim você estará motivado a ação.


Nenhum comentário:

Estamos juntos também:

Podemos compartilhar mais no endereço de e-mail faulermb@yahoo.com.br, ou se preferir sigam-me em meu Twitter @faulermarins