quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Capacidade de inovar

Os mercados em geral, se tornaram extremamente competitivos, todas as empresas tem acesso a praticamente os mesmos recursos, oferecer um padrão de qualidade nota 10 é uma obrigação, o mundo já não é mais tão grande. Diante desse cenário, muitos especialistas falam de algumas competências que a empresa tem que ter para conseguir se destacar, e uma das que mais me chama a atenção é a capacidade de inovar.
                Recentemente fiz um pequeno estudo sobre quais características as empresas tidas como inovadoras assumem em sua cultura,  e o resultado, que já era esperado,  foi que quase todas apresentam praticamente as mesmas características. E são empresas que com certeza você já ouviu falar, tenho mais certeza ainda de que já usou algum produto delas.
                A capacidade de inovar, de uma maneira bastante simplista, se resume na capacidade que a empresa tem de transformar idéias em produtos, ou melhor, transformar idéias em soluções reais, e de preferência rentáveis. O grande detalhe é que robôs e máquinas não tem a capacidade de ter idéias, muito menos de transformar idéias em soluções, ou seja, uma empresa inovadora, é uma empresa cujos funcionários tem a capacidade de ter idéias e de transformá-las em soluções.
                Vira e mexe retomo este assunto, mas não me canso de enfatizá-lo, são as pessoas que fazem uma empresa se destacar, mas algumas premissas são imprescindíveis para que estas consigam fazer seu trabalho,  me aterei apenas as que considero principais:
Visão única: Todos os colaboradores tem que ter claro quais são os direcionamentos e objetivos da empresa. Uma visão fraguimentada ou mau compreendida torna a empresa um barco a remo, onde cada pessoa rema para uma direção diferente, ou seja, ninguém vai pra lugar algum até que o barco afunde.
Tolerância ao erro: Também já falamos sobre isto neste jornal, mas somente com a certeza de que suas tentativas frustadas de sucesso não levarão um colaborador ao processo de assinar o “termo de rescisão de contrato”, é que garantirá à ele a tanquilidade para pensar e arquitetar inovações. Mas a empresa tem que ter a capacidade de transformar erros em aprendizados.
Reconhecimento: De alguma maneira, as idéias e projetos de inovação devem ser reconhecidos, porque nada mais justo do que dividir os ganhos por uma idéia bem sucedida.
Sem preconceito: Em ambientes cuja cultura inovadora é bem difundida, qualquer pessoa pode contribuir, do engenheiro senior ao colaborador mais simples da fábrica, do diretor a senhora que faz o café. Todas as idéias tem que ser ouvidas, por isso canais formais para isso devem ser criados, o que inclui inclusive a definição de metodologias de retorno sobre o que foi feito com a idéia apresentada.

                Se você está buscando soluções para sua empresa, acho que um bom caminho é começar a fomentar uma cultura de inovação, sejam elas para seu departamento, sejam elas para um grande grupo empresarial, fica a dica. 

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