domingo, 9 de dezembro de 2012

Os três pedreiros


Outro dia ouvi uma estória que achei bastante interessante e a qual divido com vocês.
Três pedreiros trabalhavam em uma obra e um homem que passava por lá resolveu perguntar a cada um deles o que estavam fazendo, e dessa maneira procedeu. Ao abordar o primeiro o questionou sobre sua atividade, este por sua vez respondeu:
_ Estou assentando tijolos, não está vendo? Disse esse resmungando.
Ao fazer a mesma pergunta ao segundo, que fazia o mesmo que o outro, obteve a seguinte resposta:
_ Estou construindo uma casa.
Sorriu e voltou a trabalhar.
O terceiro que também assentava tijolos deu a seguinte resposta:
_ Estou construindo o sonho da casa própria de alguém. Disse esse, cheio de orgulho.
Vocês conseguem perceber a diferença entre os três operários? Essa pequena estória nos mostra como é possível três pessoas encararem de maneira diferente o mesmo trabalho, e isso pode estar ligado a como os ensinaram a trabalhar.
 
Uma das responsabilidades que chega junto com a liderança, quando nos colocamos no papel de líder, é a de treinarmos e orientarmos outras pessoas. Ensinamos nossa equipe como trabalhar, como preencher aquele relatório, como operar uma máquina, mas será que aproveitamos este momento para transmitir a eles a importância que a atividade deles tem? Ensinamos o porquê deles fazerem aquilo? É muito comum pessoas fazerem muito mal suas atividades porque desconhecem o real motivo de o fazerem, isso transmite as pessoas à sensação de serem parafusos insignificantes na engrenagem gigantesca que é o mundo corporativo. Somente saber o que, sem saber o porquê, torna as pessoas insatisfeitas com o trabalho.
 
Qual profissional queremos em nossas organizações, o primeiro, o segundo ou o último? Se nossa opção for pelo último temos que valorizar muito a atividade que esses profissionais executam, e principalmente demonstrar a eles, para que os mesmos reconheçam o valor do trabalho que fazem, isso com certeza fará toda a diferença na satisfação de seus colaboradores e nos resultados que sua equipe alcançarão.  
 

Nenhum comentário:

Estamos juntos também:

Podemos compartilhar mais no endereço de e-mail faulermb@yahoo.com.br, ou se preferir sigam-me em meu Twitter @faulermarins