domingo, 21 de novembro de 2010

Lições que a gente aprende

Você já pensou em suas responsabilidades como líder? Como o menor gesto ou atitude sua pode influenciar a pessoa liderada por você, ou mesmo aquela pessoa que hierarquicamente não está sob seus comandos, mas voluntariamente se dispõe a acreditar em você a tal ponto que ao receber uma orientação sua, a seguirá simplesmente por confiar no que você diz?
Essa semana um fato me marcou bastante, e me fez refletir bastante sobre a relevância de ser líder. Trabalho como gestor do departamento de qualidade de uma indústria com mais de 350 pessoas, minha equipe tem 12 pessoas, mas acabo tendo que interagir com todos os níveis da empresa e pessoas de quase todos os setores, e no final da última quinta-feira eu já estava tomado pelo cansaço, estava sendo uma semana difícil, a noite anterior havia sido mal dormida e o dia tinha sido um daqueles dias que você preferiria não ter saído de casa, o fato era que fisicamente eu estava demonstrando todo esse stress e cansaço, meu corpo era reflexo do meu espírito naquele momento. Ao ir ao banheiro passei pelo corredor principal da fábrica, minha cabeça baixa, meus ombros caídos como se estivessem carregando uma tonelada, voltei para minha sala, quando após alguns minutos, um operador da fábrica bate a porta e pede para falar comigo, e o seguinte diálogo ocorreu:

- Por gentileza, nunca mais faça isso!!,- ele me disse.
Eu perguntei - Fazer o que?
- Você acabou de passar pela fábrica com a cabeça baixa demonstrando estar derrotado.
Eu, novamente indaguei - Mas que mal há nisso?
Ele me respondeu - Você para nós é um espelho, se você que nos inspira está assim, o que sobrará para nós?

Após processar essas palavras por alguns milésimos de segundo, agradeci a ele pela sinceridade. O gesto e as palavras desse funcionário que nem faz parte de minha equipe me ensinaram as seguintes lições

Primeira lição: Nós transmitimos mensagens todo o tempo, através do corpo, dos gestos e principalmente das atitudes, elas podem ser positivas ou negativas, construtivas ou destrutivas, e por isso, devemos todos os dias nos preocupar com quais mensagens estamos transmitindo as pessoas que estão ao nosso lado.

Segunda lição: Mesmo quando estiver se sentindo derrotado, não demonstre. A pior derrota é demonstrar que se está derrotado.

Terceira lição: Deus te fez para a excelência, e para você ser excelente, você deve fazer a opção por ser sempre otimista, se você não se sente bem agora, você deve ter a convicção de que no minuto seguinte você estará, só assim a excelência é possível.


Nenhum comentário:

Estamos juntos também:

Podemos compartilhar mais no endereço de e-mail faulermb@yahoo.com.br, ou se preferir sigam-me em meu Twitter @faulermarins